sábado, 1 de agosto de 2009

Pensando... (11)

Esses dias eu assistia um programa de esporte e vi uma entrevista na qual um jogador dizia que Deus o tinha abençoado com um gol muito importante.

De lá prá cá comecei a notar que a imensa maioria dos jogadores, quando fazem gols, apontam para o céu ou mostram camisetas com frases que contém as palavras “Jesus” ou “Deus”. Notei, também, que antes do início do jogo, muitos levantam os braços e, de olhos fechados, parecem orar. Será que Deus assiste TV? E se assiste, prefere o Galvão Bueno ou o Luciano do Valle?

Fiquei pensando no “teatro” que tem se transformado a “adoração” a Jesus. Discordo totalmente disso.

Outra coisa que me deixa indignado é a frase “Deus é fiel”. Oras, quem tem que ser fiel somos nós para com Deus. Deus é pai e como tal ama todos seus filhos igualmente, não preferindo um em detrimento de outro.

Tenho uma amiga quarentona (e crente!) que há mais de 15 anos diz que Deus vai “providenciar” um marido "bem bom" prá ela. E lá segue ela firme e aguardando, sem nem sair de casa. Talvez por homem nenhum prestar é que Deus ainda não mandou nenhum marido prá ela. Se ao menos ela tivesse pedido um marido “mais ou menos” facilitava, e muito, a missão Dele.

Os mais fanáticos podem alegar que estão cumprindo a palavra de Deus, em uma missão de salvar o mundo. Mas Deus não precisa da nossa ajuda, pobres mortais que do pó viemos e ao pó voltaremos, seja prá salvar ou prá acabar com o mundo, pois bem me lembro que Ele mesmo já destruiu cidades (Sodoma e Gomorra), inundou a terra num dilúvio e salvou seu povo da perseguição dos Romanos e os levou à Terra prometida.


Quem somos nós prá “ajudar” Deus. Temos, sim e apenas, que seguir seus ensinamentos e mandamentos.

Não sou freqüentador de missas ou cultos religiosos. E nem vou entrar aqui no mérito se Deus existe. Mas pelo que me lembro, parece ter um mandamento que diz: “Não levar (ou levantar) Seu Santo nome em vão”.

Nossos esportistas (e muitas outras pessoas) ferem esse mandamento, pois tudo é por Deus, pelo Senhor, pela vontade Dele, pelas graças recebidas, etc. Prá tudo colocam Deus e Jesus no meio. Isso é levantar Seu Santo nome em vão sim!

Pergunto: aquele jogador que fez o gol “graças a Jesus”, é porque tinha crédito com Jesus enquanto o goleiro não tinha? E o jogador que orou antes das partidas e durante o jogo xingou o juiz, chutou o adversário e brigou com a torcida? De que adiantou invocá-Lo?

Acredito no livre arbítrio. Deus nos colocou no mundo e nos deu a liberdade para decidir nossos caminhos, orientando apenas que seguíssemos seus mandamentos.

Não somos marionetes nas mãos de Deus. Ele não nos manipula para vencer ou perder uma partida, fazer ou errar um gol, marcar ou defender um pênalti. Somos nós mesmos que acertamos ou erramos, dependendo apenas dos nossos treinamentos, habilidades e insistência.

O Ronaldinho Gordo teve três terríveis contusões e voltou a jogar. Jogadores disseram que foi a vontade de Deus que o fez jogar novamente. Mas e as contusões, foi Deus que quis que ele se machucasse?

Sendo tudo pela vontade de Deus, torna-se curioso notar como Ele muda de time constantemente. Nos últimos 3 anos Ele foi sãopaulino, afinal somos tri-campeões brasileiro. Este ano Ele começou corintiano, que foi campeão paulista e da Copa do Brasil.


Ainda bem que o Vaticano não montou uma seleção de futebol, senão ia ganhar todos os campeonatos que disputasse! Se bem que seria curioso ver os padres jogando de batina e sandálias.

Francamente! Você crê em Deus? No seu Deus? Não precisa ficar fazendo propaganda Dele sempre que aparece um microfone ou câmera de TV. Recolha-se, ajoelhe e ore.

Sei que tudo isso que estou dizendo vai me trazer diversas críticas, comentários ácidos e rancores. Mas aprendi que religião, futebol, OVNI´s e vida após a morte não se discute, pois ninguém tem razão ou conhecimento total sobre o assunto.

Apenas estou externando minha indignação com o que tenho visto frequentemente na TV. E oro à Deus para que parem de levar seu Santo Nome em vão o tempo todo.

Um comentário:

  1. Nosssa. É bem essa, Neto. Eu também vejo isso o tempo todo e concordo com vc. Estão mesmo esquecendo de um dos mandamentos de Deus, que é usa-lo seu Santo Nome em vão.
    Estranho pensar que entao Deus quer que um time ganhe porque ele prefere um jogador do que o outro... Acho que Deus não tem nada a ver com o Futebol... Enfim... Mando bem na postagem xD
    Beeijos São Paulino Liindo *---*

    ResponderExcluir