sábado, 21 de agosto de 2010

Pensando... (25)

ELEIÇÕES

Confesso que não tenho visto o horário eleitoral gratuito. Não que eu não goste, mas por absoluta falta de tempo mesmo.

Mas mesmo assim, já to sabendo de algumas “figuras” que estão concorrendo. São humoristas, ex-jogadores, cantores, atores, pessoas desconhecidas com apelidos hilários e inacreditáveis.

Pelo que me contam, o horário eleitoral gratuito está virando uma “Zorra Total”, onde só se faz graça. Graça com uma coisa séria que é o futuro do país.

São pessoas despreparadas que procuram utilizar-se de prestígio adquirido de alguma forma através da mídia, seja nos esportes, humorismo ou música.

Mas isso não tem graça. Ou melhor, não deveria ter.

Mas os eleitores se divertem assistindo e já começam a anunciar seu voto naquele humorista ou naquele ex-jogador ou então, naquele cantor.

Eu pergunto: qual a plataforma deles? O que eles estão propondo? Que pretendem fazer se eleitos forem?

Meus amigos, política é uma coisa séria. E o voto é de suma importância na vida de um país, pois ele que define seu rumo e seu futuro. Comparo o voto à caneta de um juiz, que sentencia o futuro de um réu, seja pra absolvição ou pra condenação.

O voto é o poder que o eleitor possui. É a única força que ele tem pra fazer uma revolução. Não adianta querer fazer revolução como o MST. Revolução, atualmente, só fazemos através do voto.

Mas parece que estão brincando com o voto. Estão achando engraçado dizer que vão votar naquele humorista que se faz de bobo na propaganda eleitoral. Bobo? Ele? Fala sério. Bobo é você que vai votar nele.

Nas eleições passadas elegeram o Clodovil e o Enéas (ambos já falecidos), porque eram personagens diferentes da política. Digo personagens, pois hoje todo candidato cria um personagem prá se diferenciar do outro (exceto o Clodovil, que era bicha mesmo). E o que eles fizeram? Fizeram a revolução, no Congresso, que tanto alarmaram? Absolutamente não! Porque eram pessoas despreparadas pro cargo. Apenas ganharam e gastaram o dinheiro, que damos à eles através de impostos. Nos dois casos, ainda tiveram a sorte de terem as despesas com os funerais pagas pelo povo. Triste, mas real.

Agora eu pergunto: você sabe quem dita os rumos de um pais ou estado? O Presidente e o Governador, certo??? ERRADO!!!!

Presidente e Governador apenas gerenciam um país ou estado DE ACORDO COM AS LEIS. E quem faz as leis? Os deputados e senadores. Percebem agora a importância deles?

O salário mínimo é pouco? É lei aprovada pelos deputados e senadores. Faltam hospitais e escolas? É o orçamento aprovado por eles. Impostos, burocracia, concursos público, tudo, absolutamente tudo, é criado e votado por deputados e senadores.

O salário dos deputados e senadores é astronômico? Eles que decidem isso. Eles tem 90 dias de férias no ano (isso mesmo, 90 dias)? São eles que votam isso.

Depois ficamos na frente da TV irritados com os absurdos e abusos que os deputados e senadores cometem, desde contratação de parentes, passando por salarios altos que recebem, até leis que beiram o ridículo. Ou então, rimos rios com programas tipo CQC, que mostra o quão despreparados são esses senhores.

Dai nos perguntamos: “como um sujeito desse consegue se eleger?”. Simples. Com o meu voto. Com o seu voto. Com aquele voto que você decidiu fazer bagunça, brincadeira e não levar a sério.

Se ele está lá, não chegou sozinho. FOI VOCÊ QUE O COLOCOU LÁ.

E não me venha falar em votar nulo ou em branco, porque é a mesma coisa. Você apenas está "tirando o corpo fora", lavando as mãos, como fez Pilatos. Voto nulo ou branco nada mais é do que um voto pro vencedor, pro eleito. Logo, você também o ajudou, o elegeu.

O que mais ouço é que “política é só roubalheira”, que “dá nojo” e o principal: “odeio política”. Mas política é voto! E voto consciente.

Você não precisa gostar de política. Você precisa apenas entender um pouco de política. Saber em quem está votando e o que ele pretende fazer enquanto estiver representando você.

Quando vejo pessoas reclamando da cidade ou do país, digo que a culpa não é dos políticos e sim de quem os colocou lá. Ou seja, a culpa é nossa! Se está essa droga, nós somos culpados. Bastava colocar alguém preparado. Difícil? Sim! Mas não impossível.

E se o candidato que você votar te decepcionar? Simples! Não vote mais nele. Expulse-o, através do voto, do Congresso. Até que os demais comecem a ficar com medo de não serem reeleitos e trabalhem de fato.

Não podemos reclamar das pessoas que colocamos lá. Temos que mudar isso. E a hora é a cada 4 anos.

John Kennedy, presidente dos Estados Unidos da América, em seu discurso de posse disse: “Não pergunte o que o País pode fazer por você, mas sim, o que você pode fazer pelo País”.

E pelo País, a coisa mais importante que você pode fazer é votar. Votar consciente. Votar direito. Votar pra mudar esse cenário absurdo que vemos hoje.

Fica a dica!

Em Tempo: Antes que perguntem pra quem vou votar, digo que pra ser Presidente tem que ser uma pessoa preparada, pois ele é o nosso cartão de visitas no exterior. Cansei de passar vergonha com nosso presidente despreparado e não quero eleger uma pessoa tão despreparadAAA quanto ele. Quanto a deputado, voto em pessoas da minha região, porque quero ver minha querida terra crescer cada dia mais.

Um comentário:

  1. Foi exatamente o que falei para meus alunos. Se eles são novos não sei, pois tenho aluno que já vai fazer 15 anos, fiz o que deveria ser feito. Tentando preparar a terra para que essas sementes possam vir dar frutos produtivos.

    ResponderExcluir